Lifestyle

Você acredita na serendipidade?

Max Pires
Escrito por Max Pires em 20 de fevereiro de 2019
Você acredita na serendipidade?
Novas histórias direto no seu e-mail

Receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A sorte favorece os audazes, quando penso nesta frase, me vêm em mente o desafio que foi sair do Rio e me mudar para Jaraguá do Sul. Sem dúvidas, naquele momento, apostava muito mais na sorte do que no juízo.

7300 dias depois, completo 20 anos de Jaraguá do Sul, com quase 37 anos de idade, sou muito mais jaraguaense do que carioca e tudo que tenho e conquistei, devo a esta cidade.

Parece que foi ontem, lembro de meu irmão me buscando na rodoviária e após deixar minha mala de roupas em casa, fomos dar uma volta no posto Mime da Reinoldo e na praça Angelo Piazera, na época, os principais points da cidade em um domingo.

Em 1999, Jaraguá era muito diferente do que é hoje, na época nem havia ultrapassado a marca de 100 mil habitantes. Este ano e todos seus acontecimentos foram responsáveis por mudar toda minha vida.

Meu primeiro trabalho foi entregando panfleto para uma loja de sapatos que ficava no calçadão da Marechal, pude conhecer praticamente toda cidade a pé deixando os panfletos nas casas.

Eu acredito muito na serendipidade, na capacidade de descobrir coisas boas por mero acaso, sem previsão.

Minha segunda oportunidade foi como diagramador no jornal Jaraguá News, e sempre era um desafio fechar o jornal dentro do prazo, como o jornal era semanal, tinha que finalizar toda diagramação na quarta-feira a noite para ir pra gráfica na quinta e circular na sexta, era pauleira.

Como forma de ajudar o jornal e consequentemente ajudar meu próprio trabalho de fechamento, me ofereci para montar uma página com os eventos que ocorreriam na cidade naquela semana, sem saber, iniciava ali algo que até hoje acompanha minha vida.

Por imaturidade e impulso acabei saindo do jornal e entrando num longo período de desemprego e aperto financeiro, o Marcio, meu companheiro de aventuras desde aquela época e que também havia saído do jornal no mesmo período, veio com a ideia de montar uma cobertura da Schutzenfest para a internet. Na época a conexão se dava através da Netuno, único provedor da cidade e restrito a poucas pessoas. Era evidente que o projeto não daria em nada, mas como ninguém contou isso pra nós, tentamos e fizemos esta que pode ser considerada a primeira cobertura digital em um evento de Jaraguá e talvez de SC.

Eu e Zeca Jr na cobertura da Schutznefest 1999

Fizemos a cobertura, não ganhamos nada, mas novamente sem saber, iniciava ali a caminhada que mudaria minha vida para sempre.

Tempos depois trabalhei na Casa da Propaganda e nos meu período de ócio, ficava desenhando uma ideia de site, sonhando acordado, pensando em um futuro que dificilmente aconteceria. Nos acasos do destino, a empresa fechou e novamente fiquei desempregado.

99 chegava ao fim e tudo que eu tinha era o desenho de um sonho do que um dia poderia ser um site focado em Jaraguá.

Sem computador, sem internet e sem emprego, só mesmo a virada do século poderia me salvar, mas isso já é uma história pra outra dia.

A vida é uma loucura mesmo. Gratidão por esta cidade e por tudo que ela me proporcionou.

MaxPires.com

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Você acredita na serendipidade?”

A história d`OLeopoldo, a primeira celebridade da internet jaraguaense

[…] Foi também em 1999 que Jaraguá do Sul teve sua primeira cobertura de um evento na internet. […]