Empreendedorismo

Eu tive um sonho: 3 momentos em que empreendi enquanto dormia

Max Pires
Escrito por Max Pires em 1 de julho de 2019
Eu tive um sonho: 3 momentos em que empreendi enquanto dormia
Novas histórias direto no seu e-mail

Receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Existe um mito que diz que somos capazes de usar apenas 10% do nosso cérebro. Algo que provavelmente nunca será comprovado, mas que é de uma beleza inspiradora incrível, pois, deixa aberta uma possibilidade imensa de evoluir.

O que de fato é comprovado, é a nossa capacidade de se concentrar em busca de uma resposta. Quanto mais você pensar na solução de um problema, maior a chance de você encontrar sua solução. Isso é tão básico que chega a soar idiota.

Um dos casos mais clássicos de erros e acertos foi com o inventor da lâmpada elétrica, Thomas Edson, que errou mais de 1200 vezes até encontrar a solução que o colocaria na história. Gosto muito de uma frase que ele disse a um de seus auxiliares quando este estava frustrado depois de mais de 700 passos errados.

“O quê? Não avançamos um só passo? Avançamos 700 passos rumo ao êxito final! Sabemos de 700 coisas que não deram certo! Estamos para além de 700 ilusões que mantínhamos anos atrás e que hoje não nos iludem mais. E a isso você chama perda de tempo?

É natural que depois de tanta dedicação em cima de um objetivo, você acabe sonhando com isso. Quem aqui nunca viu um filme de terror e teve pesadelos depois, ou ficou jogando um game e depois sonhou com estratégias para o jogo? O mesmo ocorre quando você é um empreendedor e busca incessantemente uma solução para o seu negócio.

Abaixo compartilharei 3 momentos que fui salvo por um sonho enquanto buscava respostas para os meus objetivos.

Agenda de Eventos

Meus primeiros portais tinham um foco enorme da divulgação e cobertura de eventos, mas ao longo do tempo o espaço dedicado para este segmento foi diminuindo muito dentro do Por Acaso, que nesta fase já se dedicava mais a produção de conteúdos.

De qualquer forma, os eventos continuam acontecendo e sempre existirá um público em busca deste tipo de informação. O desafio estava lançado, precisava pensar em alguma forma de destacar este conteúdo de forma independente e intuitiva.

Pesquisei muito e não foi apenas o Por Acaso que havia parado de dar destaque para este segmento, diversos portais de cobertura de eventos simplesmente deixaram de existir, e ao buscar por eventos no Google, o que você mais encontra são sites de venda de ingressos.

Uma noite após pesquisar muito sobre o tema, sonhei com alguém me pedindo para olhar na Agenda de Eventos o que teria para o final de semana.

Acordei com aquilo na cabeça e peguei o celular na hora (dica: se ideia for boa, nunca deixe para anotá-las quando acordar, é bem provável que você esqueça) fui no registro.br pesquisar o domínio, sem nenhuma esperança. Afinal, como diabos um nome tão básico ainda estaria disponível?

E não é que estava? O universo novamente conspirou ao meu favor.
Tenho muito orgulho deste domínio e acredito muito no potencial deste projeto.

Sete Melhores

Tinha o desafio de criar um projeto com um valor acessível que pudesse ser oferecido para clientes que normalmente não anunciavam conosco. A primeira coisa que me vinha em mente era desenvolver um guia de serviços da região, mas como criar um produto que se tornou obsoleto com o Google?

Atualmente, basta uma busca rápida para que se descubra as opções que você deseja, não importa onde você estiver.

Nesta fase eu estava treinando para maratona do Rio, então meus treinos na maioria das vezes duravam mais de 2 horas. Era uma oportunidade boa para focar meu pensamento numa solução, olhava para o comércio, observava os outdoors na rua, mas nenhuma resposta aparecia.

Já chateado que não encontraria solução para este problema, fui dormir, e a resposta apareceu, não lembro exatamente como foi este sonho, mas acordei com os pilares na cabeça.

1 — Muita opção é um problema para o usuário;
2 — As pessoas buscam o que é melhor;
3 — Os empresários irão se sentir bem em participar desta lista.

Lembro como se fosse ontem, era umas 3h30 da madrugada, acordei loucamente, peguei o notebook e comecei a anotar as ideias. Meu amigo João Marcos, ex-colaborador do Por Acaso – que na época estava na Irlanda e por isso algumas horas na frente no fuso – foi minha cobaia e participou ativamente, validando as ideias junto comigo.

Surgia, assim, em poucas horas, o projeto dos Sete Melhores, um dos cases mais legais que tive oportunidade de participar.

OCP 100+1

2019 foi o ano em que O Correio do Povo chegou ao seu centenário, e também foi o ano que aceitei o maior desafio de minha carreira. Assumi a diretoria de audiência e conteúdo da Rede OCP e me tornei responsável pelos setores de marketing, análise de dados e conteúdo.

Os 100 anos do jornal foram uma oportunidade de ouro para se criar novos objetivos e, principalmente, definir uma meta para o nosso futuro.

Precisava de uma marca, um “slogan” ou qualquer coisa que passasse esta mensagem de forma clara e intuitiva e que nos guiasse rumo aos 200 anos.

Uma noite sonhei que conversava com alguém e comentei que o OCP precisava de um reboot, que o 00 ao final do número 100 era uma mostra que tudo estava começando de novo.

Acordei na hora (sim, sofro uma injeção de adrenalina quando estas coisas acontecem) e a ideia já estava praticamente pronta na cabeça.

Junto a esta marca, com a ajuda da Nathalia Baldon, desenvolvemos o DNA da marca e o código de cultura da Rede OCP e, particularmente, é uma das coisas que mais me orgulho de ter feito.

Ainda é cedo para falar de cases ou sucesso nesta minha nova caminhada, mas não tenho dúvidas que este projeto acima plantou uma semente, não apenas em nosso negócio, mas em todos os nossos colaboradores.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Eu tive um sonho: 3 momentos em que empreendi enquanto dormia”

Janaina

Parabéns Máxi, continue sonhando !